PV Elite

PV Elite é uma solução completa para projeto, análise e avaliação de vasos e trocadores de calor. Os usuários do PV Elite têm equipamentos projetados para usos extremos e em tempo rápido, com perfeição e rentabilidade.

Coleta de Dados

PV Elite define limites de condição de pressão para vasos e trocadores de calor, até mesmo para conjuntos de cargas que necessitam de uma entrada de dados extensa. PV Elite aperfeiçoa o input de dados, dividindo-o em diferentes subconjuntos. Qualquer input adicional pode ser facilmente inserido. É possível trabalhar em qualquer sistema de unidades e caso se deseje, pode-se criar um novo sistema customizado.

Durante a construção de um modelo, são oferecidos para os usuários diferentes tipos de elementos como casco cilíndrico, sessão cônica, tampos arredondados e planos, saias e flanges. Estes elementos irão compor o corpo principal de um equipamento. Com o corpo construído, o usuário pode inserir os detalhes adicionais no equipamento como espelhos para trocadores de calor, bocais, anéis de reforço, berços, pés, jaquetas de vapor, serpentinas, chicanas, plataformas e muito mais. Cada um desses detalhes possui uma janela de entrada individual completa e interativa com o usuário.

Gráficos

A representação gráfica de modelos de análises do PV Elite garante a confiança nos inputs e nos resultados. Com PV Elite você pode visualizar e manipular modelos com total facilidade, pois ele oferece a possibilidade de gráficos 2D e 3D ajustáveis.

O usuário pode alterar as cores de cada componente do modelo, estilo gráfico, além de oferecer diversos recursos de visualização.

Opções de Análises

Para realizar a análise de um equipamento, PV Elite faz cálculos em concordância com os normas internacionais mais importantes. Entre eles, pode-se listar: 

  • ASME Section VIII Divisions 1 & 2

  • WRC 107, 297, 537, 538

  • EN 13445

  • PD 5500

  • STS-1 ASME Steel Stack Standard

  • PCC-1 Appendix O Bolted Flange Joint Assembly

Além das normas citados acima, PV Elite também realiza a análise do estado atual e de vida útil de um equipamento existente. Para isso ele incorpora a API 579 Fitness For Service.

Emissão de Relatórios

Para simplificar os requerimentos de inspeção, PV Elite lista as equações mais importantes, como a espessura adequada e a maior pressão máxima de trabalho admissível (MWAP), e também agrupa resultados de acordo com o tipo (por exemplo: pressão interna, pressão externa, tensão, tubos de ventilação e flanges). Isso resume sobretudo os resultados onde identifica-se o elemento ou detalhe controlando a MWAP de vasos.

Os relatórios gerados são completamente customizáveis e podem ser editados de acordo com a preferência do usuário. Com isso, pode-se definir a ordem em que o relatório será gerado, incluir modelo 3D, editar o cabeçalho, adicionar logos da empresa responsável pelo projeto, etc.

Depois de definidas as opções de relatórios, o usuário tem a possibilidade de fazer a exportação para os formatos de Word, PDF, PDF 3D e Excel (formulário da ASME).

Materiais e Códigos

PV Elite inclui regras internacionais de códigos e também conteúdo específico de certas regiões. Dados de definições de materiais de vasos, tubulações e componentes de aço. PV Elite é capaz de realizar análises sísmicas assim como de carga de vento e para cada análise o usuário pode inserir os dados de acordo com a norma vigente no local do projeto.

CodeCalc

CodeCalc é um software à parte fornecido junto com PV Elite. Suas funcionalidades se assemelham muito com as do PV Elite, tendo o diferencial de poder realizar análises individuais de componentes e a possibilidade da construção de vasos retangulares e tampos flutuantes.

Interfaces

PV Elite possui interfaces com outros softwares para análise de elementos finitos, projeto de fundação e esquemáticos. PV Elite também compartilha um link bidirecional com o módulo CADWorx® Plant Professional, SolidWorks® e Autodesk Inventor®.