(11) 97642-0058

(11) 2574-6195

Associação Brasileira

das Empresas de Software

  • wordpress-icon-logo-C949C0796D-seeklogo.
  • Twitter
  • LinkedIn ícone social
  • YouTube

© 2019 - NA Tecnologia - Todos os direitos reservados.

Produzido por NUCLEO DS

Fluidos Incompressíveis - AFT Impulse

Descrição do Produto

Análises de golpe de aríete são difíceis e exigem um conhecimento especializado. Como resultado, este aspecto crítico do projeto de sistemas de tubulação tem sido muitas vezes não analisado. A solução AFT Impulse oferece a capacidade de modelagem de golpe de aríete e a facilidade de uso de uma interface drag-and-drop, auxiliando no projeto e operação de sistemas com grande confiabilidade e segurança, evitando efeitos catastróficos do golpe de aríete e outras situações indesejáveis no sistema.

Figura 1 - Interface do AFT Impulse, com um modelo de sistema de tubulação

Os engenheiros de tubulação poderão estar equipados com as ferramentas apropriadas para projetar e analisar o comportamento dinâmico do golpe de aríete em sistemas líquidos, contendo água, petróleo, produtos químicos, refrigerantes e outros. Especialistas em golpe de aríete irão encontrar uma ferramenta capacitada em modelar uma ampla gama de eventos com golpe de aríete, incluindo o comportamento dinâmico de cavitação e vários dispositivos de supressão.

Figura 2 - Comportamento da pressão, quando o sistema é submetido ao fechamento de uma válvula de retenção

O AFT Impulse fornece uma biblioteca de fluidos e componentes, capacidade de dimensionamento de bombas, modelagem de válvulas de controle e muito mais. O Gerenciador de Cenários permite a análise de múltiplas configurações do sistema, variando-se qualquer parâmetro de modelagem. Os diferentes cenários são facilmente gerenciados dentro de um único arquivo com uma interface hierárquica familiar. Mudanças nos modelos básicos são automaticamente herdadas pelos modelos dependentes.

Figura 3 - Gerenciador de Cenários

O AFT Impulse contém um processador de cálculo para estado estacionário, fornecendo as condições iniciais para a análise transiente, cujas equações são solucionadas utilizando o tradicional Método das Características. Em modelos de cavitação de vapor e coluna de separação de líquidos, o efeito de picos de pressão devido ao colapso da cavitação nos componentes pode ser avaliado.

 

Os estudos dinâmicos podem ser iniciados com base no tempo ou em eventos do sistema. Por exemplo, o comportamento transiente do fechamento de uma válvula pode ser iniciado quando um determinado nível de pressão é atingido em algum local do sistema. Além disto, o AFT Impulse pode calcular forçar hidráulicas transientes para utilizar na análise de flexibilidade da tubulação e gerar um arquivo de forças que será importado diretamente no TRIFLEX e CAESAR II.

Figura 4 - Tabela de input dos locais onde as forças hidráulica serão calculadas

Interfaces:

  •  Importa: Arquivo neutro CAESAR II, Piping Component File (.pcf), EPANET;

  •  Exporta: Excel, EPANET;

Para maiores informações acesse:

Assista vídeos demonstrativos no nosso canal do YouTube:

  • YouTube

Download do folheto de funcionalidades: