Navistools IFC Exporter

Sobre o IFC
Building SMART International é uma aliança de organizações do setor de gerenciamento de construção e instalações. Ela também desenvolve e mantém a especificação para o Industry Foundation Classes (IFC), um formato de arquivo neutro aberto e independente do fornecedor que captura a geometria e as propriedades dos objetos de construção "inteligentes" e seus relacionamentos nos modelos de informações de construção.

Sobre o Navistools IFC Exporter
Com o IFC Exporter, você pode exportar qualquer arquivo que possa ser aberto no Navisworks para o formato IFC2x3. A partir da versão 2018.2, também suporta o formato IFC4. Ao exportar, os itens do modelo Navisworks podem ser mapeados para os objetos IFC correspondentes. Este plug-in exportará a geometria do modelo (BREP) e os dados relacionados (conjuntos de propriedades).

O plugin funcionará de 2 maneiras diferentes. A maneira direta é selecionar itens de modelo (seleção) que você deseja exportar do modelo Navisworks e exportá-los sem mapear objetos. Se usar dessa maneira, todas as entidades no arquivo IFC serão representadas como IfcEquipmentElement.

Outra maneira é usar o mapeamento de objetos. Em seguida, você precisa criar conjuntos de seleção ou pesquisa predefinidos para cada tipo de objeto diferente no modelo Navisworks e informar ao plugin qual IfcType usar ao exportá-los.

Sobre o aplicativo do console
O aplicativo de console do IFCExporter 2020 é um aplicativo complementar para uso em conjunto com o plug-in IFC Exporter Navisworks. Após criar um arquivo de mapeamento de classe (.xml) usando o plug-in IFC Exporter, você pode usá-lo no aplicativo de console.

O arquivo de mapeamento de classe informa ao aplicativo de console qual é o escopo dos itens de modelo a serem exportados e como eles são mapeados com os elementos IFC correspondentes.

O nome do aplicativo de console é IFC4Export2020.exe e é instalado por padrão na pasta C:\Navistools2020\IFC4Export.

O IFC4Export2020.exe usa os seguintes parâmetros de linha de comando:

1º Arquivo de input (.nwd)

2º Arquivo de output (.ifc)

3º Arquivo de mapeamento (.xml)

4º Esquema IFC a ser usado (2x3 ou 4)

Há um arquivo em lote de amostra test.bat instalado com outros arquivos de amostra (pdms.nwd e equipment.xml) na pasta do aplicativo para teste.

Divisões:

  • wordpress-icon-logo-C949C0796D-seeklogo.
  • Twitter
  • LinkedIn ícone social
  • YouTube